Artrite Reumatoide tem cura?

A artrite reumatoide pode ser uma doença impiedosaE o pior é que, além da dor física, essa doença afeta também autoestima e as relações familiares e íntimas das suas vítimas. Pelo menos foi o que revelou um estudo recente sobre o tema.

Segundo revelou esta pesquisa, além dos sentimentos de distanciamento e isolamento, essas pessoas sofrem com a falta de perspectiva de futuro. E há ainda o problema da falta de apoio e informação sobre essa doença.

Mas, afinal de contas, você sabe o que vem a ser esta grave doença que afeta cerca de 1% da população mundial?

  • O que é a artrite reumatoide?

Segundo definições da Sociedade Brasileira de Reumatologia (a SBR), a artrite reumatoide é uma doença inflamatória, crônica e autoimune.

Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca o próprio organismo, e mais especificamente neste caso, a membrana sinovial. Esse é o tecido responsável por preencher os espaços entre as articulações e promover a lubrificação das juntas. Quando lesionado, ocorre a inflamação das articulações e, consequentemente, a dor

Mas a verdade é que no caso artrite reumatoide, praticamente todos os tecidos e articulações podem ser afetados. No entanto, são os ombros, os joelhos, os tornozelos, os pés e as mãos as partes mais suscetíveis.  Em casos mais agressivos, ela pode causar deformidades nos membros afetados, além de danos irreversíveis nos tecidos.

  • Qual a causa da artrite?
Artrite Reumatoide
Principais áreas afetadas pela Artrite Reumatoide

Infelizmente, os médicos ainda não sabem exatamente o gatilho que aciona a doença. No entanto, acredita-se que envolva tanto fatores genéticos quanto ambientais.

Os sintomas mais frequentes são dor, inchaço, calor e vermelhidão nas articulações, além de fadiga e rigidez articular matinal. A artrite reumatoide também se caracteriza por fases de crise e de diminuição da dor.

De acordo com a SBR, o ideal é a prevenção por meio de uma alimentação e hábitos saudáveis. Porém, uma vez que a doença está instalada, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença.

  • E quais os tratamentos indicados?

Primeiramente, é importante lembrar o tratamento vai depender muito de cada caso. Quanto mais avançado, mais forte o tratamento. Porém, de um modo geral, o tratamento é feito à base de anti-inflamatórios e corticoides.

No entanto, é válido lembrar que tratamentos à base desse tipo de remédios podem ter efeitos colaterais bem indesejáveis. Porém existem outras maneiras de conviver pacificamente com a doença…

Uma alternativa verde

Moringa contra a artrite
Folhas , vagens e flores de Moringa Oleifera

Além dos vários tratamentos alternativos que existem hoje em dia, há um que tem seus efeitos cientificamente comprovados. Segundo muitos estudos comprovaram, o tratamento com Moringa Oleífera é extremamente eficaz no combate às dores causadas pela artrite reumatoide.

Embora não ainda seja possível reverter a progressão dessa doença, esse tratamento tem a capacidade de combater os sintomas e eliminar praticamente todas as doresE não se preocupe, pois a explicação para isso é bem simples!

Isso se deve especialmente a um componente encontrado nas folhas de Moringa Oleífera: os ácidos graxos essenciais, também conhecidos como os famosos ômegas 3, 6 e 9. De acordo com um estudo feito em 2009, que os ácidos graxos (especialmente o ômega 3), ajudam a reduzir os sintomas da artrite reumatoide.

Ao que tudo indica, uma dieta rica em ômega 3 (e escassa em ômega 6, que é inflamatória), ajuda a reconstruir a cartilagem entre as juntas. E o melhor de tudo ainda está por vir: por serem ácidos graxos 100% naturais e de origem vegetal, a Moringa Oleifera não tem contraindicações!

Portanto, incluir a Moringa Oleífera na sua alimentação trará inúmeros benefícios para sua saúde. Mas lembre-se: é sempre bom lembrar de consultar seu médico antes de alterar seu tratamento!

———————————-

E aí, o que você achou deste post? Comente aqui embaixo a sua opinião e diga-nos o que você gostaria de saber sobre essa fantástica planta!

E se ficou curioso sobre como você pode incluir a Moringa Oleífera na sua alimentação, fique ligado nos próximos posts!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *