Planta, alimento ou remédio: o que é a Moringa Oleífera?

Que a moringa é uma planta com potencial terapêutico extremamente elevado nós já sabemos. Mas pense rápido: O que ela é de verdade?  

  1. uma planta
  2. um alimento
  3. um remédio, ou
  4. todas as opções

Se você respondeu ‘todas as opções’, parabéns! Você acertou!

A Moringa, além de ser altamente resistente, é também extremamente versátil. Mas é claro que isso dependerá muito do seu objetivo…

Isso porque, dependendo do benefício que você deseja, a maneira de usá-la será diferente. Por exemplo, se você estiver faminto, ela pode servir de alimento e matar a sua fome. Ou, caso você esteja doente, você usar a Moringa como uma espécia de remédio.

Agora, tecnicamente falando, e também segundo a definição do dicionário, a Moringa é uma planta.  Só que ela é  uma espécie tão fantástica que é também chamada de “árvore da vida” pelos cientistas. Afinal de contas, ser tudo isso ao mesmo tempo não é para qualquer vegetal!

Mas, como ela pode ser tudo isso ao mesmo tempo?

Moringa: 1 Planta, 1001 Utilidades 

Planta Moringa Oleifera

Ok, podem não ser exatamente 1001 utilidades. Mas não nos surpreenderia nem um pouco se fosse um número muito próximo a esse. Mas a verdade é que no mundo vegetal não é tão incomum uma mesma planta servir para diversos propósitos….

Pense na laranjeira, cujas folhas podem servir para fazer um delicioso chá. Ou ainda, na Seringueira, que além de proporcionar uma sombra agradável, ainda nos dá a borracha.

Mas, por mais benefícios que uma planta possa oferecer, nenhuma se compara à Moringa Oleifera. Então, prepare-se porque a partir de agora vamos falar um pouco sobre as 3 principais maneiras de se beneficiar com a Moringa.

  1. Como Alimento (entre saladas e pães)
Refogado com a planta
Refogado com as folhas da planta.

Não é à toa que a Moringa Oleífera é considerada o maior superalimento descoberto até hoje!

Ela tem uma incrível capacidade de nutrir profundamente o corpo. São muitas as vitaminas e nutrientes presentes tanto nas suas folhas quanto nas flores, vagens e sementes. E embora isso não a distingua de muitas plantas, há um detalhe que a faz ser especial…

Diferentemente de suas outras irmãs, a Moringa pode ser incluída na alimentação como o alimento mais completo que você vai consumir. E são várias as opções.

Por exemplo, as folhas, as vagens e as flores in naturaou seja, frescas, podem ser consumidas como salada. Ou ainda, você pode preparar pratos mais elaborados e fazer refogados, sopas e sucos com essas partes da Moringa (apenas não se esqueça de lavá-las bem).

Mas, se você deseja fazer pratos ainda mais elaborados, você pode usar a farinha de Moringa e criar receitas deliciosas. Com ele é possível fazer inúmeras receitas, que vão desde pães e sopas até sobremesas, por exemplo!

Mas ela também pode ser usada de outras maneiras…

    2. Como remédio (do chá às cápsulas)
como consumir planta Moringa Oleifera
Cápsulas, farinha e chá feitos a partir da planta.

Além da nutrição do corpo, essa maravilhosa planta pode servir também como um medicamento natural muito potente,

As propriedades terapêuticas da Moringa já foram comprovadas em centenas de estudos, no Brasil e ao redor do mundo. Várias pesquisas comprovam a eficácia da Moringa em tratamentos contra artrite reumatoide, obesidade e até mesmo o câncer.

De uma maneira geral, você pode aproveitar o potencial medicinal dessa planta de pelo menos 3 maneiras diferentes: chá, cápsulas, ou óleo. 

Você pode, por exemplo, fazer uma infusão com as folhas e se deliciar com um chá de Moringa. Porém, você também as cápsulas de Moringa, que contém o pó e todas as suas propriedades medicinais.

Essa é, de acordo com os cientistas, a melhor forma de consumir a MoringaPorém, embora seja verdade que alguns modos de consumi-la lhe trarão mais benefícios que outros, consumi-la, seja da forma que for, trará benefícios para sua saúde.

E para terminar, a partir das sementes também é possível obter um óleo muito rico em propriedade terapêuticas. Esse óleo obtido das sementes da planta pode ser usado para tratar da pele e dos cabelos, por exemplo.

Mas essa não é a única utilidade das sementes da Moringa Oleífera…

  3. Como purificador de água
água purificada
Água: a nossa maior riqueza

Esse uso é provavelmente o mais inesperado. Mas levando em consideração que a Moringa é uma planta cheia de surpresas, não deixa de fazer sentido.

Parece até mentira, mas vários estudos comprovaram que a semente tem o poder de tornar a água potável novamente. A própria Google Science Fair, por exemplo, já contou com o trabalho de dois brasileiros que provaram o poder de purificação da Moringa Oleífera.

E a melhor notícia é que isso abre inúmeras possibilidades de uso nas comunidades onde não há água potável, por exemplo. E é incrível que uma planta possa nos ajudar a cuidar da nossa maior riqueza!

—————————————–

Ufa… A Moringa é realmente um verdadeiro milagre da natureza, não é mesmo? Mas ainda

E você conhece outro uso possível pra essa superplanta? Se sim, fique à vontade para dividir com a gente aqui embaixo!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *